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Como montar uma loja de roupas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Além de serem um item necessário a apresentação pessoal, as roupas possuem diferentes atrativos, tais como moda, reverência de estilos, estações climáticas, criatividade e variedades de produtos.  Esse conjunto torna rentável montar uma loja de roupas. Por estas e outras referências, lojas, magazines e boutiques vêm se consolidando cada vez mais na economia do mercado varejista e gerando casos de sucesso empreendedor.

Perfil do lojista

Você se vê dinâmico e sempre desperta o interesse por variações e tendências da moda, visto que ainda possui um bom dinheiro para investir em um negócio? Se sua resposta foi sim, o primeiro passo já foi dado que é o seu “interesse e envolvimento” estes servirão como engrenagem as demais ações. Além disso é importante você conhecer o seu perfil empresarial.
Agora dê o próximo passo, vá à busca do seu posicionamento de referência no mercado lojista, para isto se alie a um bom plano de negócios e planejamento de gestão. Este artigo traz alguns detalhes de um bom planejamento. 

Primeiras diretrizes:

Para consolidar sua ideia, antes de avaliar o mercado de concorrência, você pode levantar dados necessários do seu ponto lojista, como; O local é de fácil acesso? Há boa urbanização? Há segurança? Há movimentação de público? Existem outros lojistas no bairro?
Caso existam outros lojistas no bairro, avalie a concorrência; Procure excelência nos serviços, qualidade dos produtos ofertados, estrutura da loja, decoração, plano de relacionamento com os clientes, promoção, brindes e entre outras.
Com o resultado da pesquisa de concorrência em mãos, localize as falhas e diante destas, estruture ações que sua loja de roupas poderá suprir a carência da clientela.
Antes de começar a criar ações para o plano de serviços diferenciados da sua loja de roupas, levante dados da clientela como, poder aquisitivo se classe A, B ou C, só depois escolha o segmento lojista que mais convém ao seu público alvo.
O segmento lojista de roupas varia: lojas de roupas femininas, infantis e masculinas; lojas onde são oferecidas roupas e acessórios de marcas variadas (cabe a uma classe B em diante) Boutique com roupas de marcas exclusivas (cabe a uma classe A), lojas esportivas (cabe a bairros que possuam várias academias ou estrutura urbana que permita acesso a pratica de atividades esportivas), lojas de moda íntima, dentre outros que cabem a sua atenção como empreendedor.
Existem ainda diversas opções de negócios ligadas ao vestuário ou mesmo outros, para conhecer mais visite a área de idéias de negócios.

Escolhido o segmento lojista adequado, comece a criar seu plano de serviços diferenciados:

No seu plano de serviços diferenciados  para montar a loja de roupas deve ser considerado:
  • Estrutura com áreas adequadas para; vendas – espaço de exposição do produto, caixa, empacotamento e entrega. Área de Estoque, escritório, vestiário e banheiro.
  • Decoração da loja de roupas desde moveis, pintura, iluminação, revestimento, tudo que influa uma comunicação visual adequada ao objetivo da sua loja.
  • Recrute pessoal qualificado – procure neles habilidades como, capacidade de identificar o perfil e necessidade do cliente, saber ouvir e atender bem os clientes, paciência, poder de negociação, equilíbrio emocional, presteza e agilidade e entre outras.
  • Ofereça promoção nas peças a cada final de coleção
  • A cada coleção nova ofereça brindes da loja no alcance de um valor determinado em compras.
  • Criação de cadastro de clientes, este chega a ser muito útil, por proporcionar maior conhecimento dos mesmos, em hábitos, gostos e tendências. Fica mais fácil em saber quais novidades agradará a maior parte dos clientes.
  • Facilidade em formas de pagamento
  • Seja Ético com seus clientes é valido dar uma olhada no código do consumidor, conheça seus parâmetros como empresário.
  • Segurança e higiene do local. E entre outras ações que você achar necessário.
Você já possui analise de concorrência e seu plano de serviços diferenciados, agora cabe levantar o investimento em financeiro.

Aspectos financeiros da loja de roupas

Do financeiro, dar-se o ponto primordial que é passar do papel para idealização do negócio. Neste será necessário, destrinchar todos os custos essenciais como; pessoas, fornecedor, produtos e demais.
Liste alguns materiais que você deverá comprar para a estrutura da loja de roupas que são; Balcão de atendimento, araras, espelhos, provadores, prateleiras e estantes, telefone, fax, computadores, EFC- emissor de cupom fiscal, moveis de escritório- cadeira, mesa e arquivo.
Uma dica: Caso você possua concorrência na sua localidade? Não cometa o risco de calcular o preço de venda da mercadoria a partir dos custos e não chegar a um valor competitivo em relação aos concorrentes. Você pode fazer o contrário, comece a partir do preço de vendas praticado na sua concorrência, identifique seus custos e calcule seus lucros. Se o lucro obtido a partir dos preços da concorrência não for satisfatório? Sua loja deverá diminuir os custos.
Este tópico equivale a mais detalhes como, capital de giro mais faturamento, para maiores abrangências, você poderá adquiri-las com um plano de negócios completo. Veja também como conseguir financiamento para montar seu negocio, caso necessite de ajuda financeira para iniciar.

Planejamento para montar a loja de roupas

Defina sua missão – O que você almeja como referência ao montar sua loja de roupas que desperte interesse da clientela?
Formule objetivos: Com quais ações em serviços ou qualidade, você poderá alcançar sua missão?
Defina os planos para alcance: onde você poderá buscar mobilização para realizar estas ações, desde: pessoas, tecnologia, serviços terceirizados, produtos qualificados e entre outros.
Programe as atividades: dias, horários, prazos e metas

Organização da loja de roupas

Divida o trabalho: direção, gerência, caixa, vendas, estoque, limpeza, segurança e outros se necessário.
Designe as atividades: em horários, metas, dedicação e prazo.
Agrupe as atividades em setores e cargos: assim, você terá uma visão melhor para estruturar os funcionários em escalas e folgas. Válido, para loja que cumpre serviço de shopping ou turístico.
Definir autoridades e responsabilidade: essencial para agilidade e presteza nos serviços.

Direção da loja de roupas

Designar as pessoas: em cargos por qualificação e habilidades.
Coordenar os esforços: Manter seus funcionários integrados e dedicados as suas funções.
Comunicar: Mantenha seus funcionários atualizados com mercado de tendências e perfil da sua empresa. É importante eles terem a exatidão do seguimento da loja e objetivos da administração.
Motive: Indique palestras gratuitas sobre o varejo e tendências da moda a seus funcionários. Mostre que a busca por informação e atualização fazem a diferença.
Lidere: Com sabedoria, ouvindo seus funcionários e buscando melhorias.

Controle da loja de roupas

Defina os padrões que sua loja de roupas seguirá em vendas, recepção e serviços.
Monitore e avalie o desempenho dos seus funcionários e serviços: Avalie o interesse de alguns por melhorias e o recompense com promoção de cargo.
Ação corretiva: o objetivo maior de planos e avaliação é levantar correções para qualificação e melhoria, sempre.
Antes de começar a oferecer seus produtos legalize seu estabelecimento, procure a junta comercial do Estado ou o cartório de registro de pessoa jurídica, você poderá consultar antes o site da Junta Comercial e relacionar os documentos que serão necessários levar. Passado pela Junta Comercial, você recebera o NIRE (numero de identificação do registro de empresa) com NIRE será possível tirar o CNPJ feito pelo site da Receita Federal. Depois do seu CNPJ cadastrado procure a prefeitura para receber o Alvará de funcionamento. Procure também a Secretaria Estadual da fazenda para obter a inscrição Estadual do Estabelecimento, logo após, virá à inscrição do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) depois cadastro na Previdência Social e por fim o aparato fiscal para impressão das notas fiscais de mercadorias da loja, você poderá obtê-lo na prefeitura. Tudo em ordem e legalizado, a loja estar pronta para abrir as portas.
Divulgue sua loja com entrega de folders pela região, sinais de trânsito e demais pontos interessantes (se possível contrate promotores simpáticos para desenvolver esta ação). Válido também, serviço de som, internet e rádio. No dia da inauguração realize boas vindas com promoções.

Abrindo as portas

  • Mantenha sua loja de roupas sempre atualizada com as tendências do mercado. Para isso, busque por palestras gratuitas de varejo, qualidade do produto, serviços, tendências e vitrine.
  • Procure se cadastrar em fóruns da web sobre lojistas, nestes sempre há troca de ideias interessantes.
  • Deixe disponível na loja para seus clientes uma caixa de sugestão para melhoria dos serviços.
  • Conheça o perfil de sua clientela, você pode realizar um cadastro de clientes mais abrangente com respostas opcionais com o intuito de saber um pouco mais sobre suas preferências, ou pode realizar pesquisa de satisfação. Depois, levante dados, como hábitos, gostos e tendências dos mesmos e adéque as novidades do mercado a sua clientela.
  • Realize reuniões interativas com seus vendedores e gerente uma vez por mês. Assim você humaniza sua administração dando espaço aos envolvidos para apresentar sugestões, praticidades e até correção.
Saiba que pra ser referência no mercado é necessário ter perseverança e envolvimento.

Pretende empreender em alguma loja? Deixe um comentário!




 
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