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5 Dicas para anunciar no Facebook

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Os anúncios do Facebook são uma excelente opção para comprar tráfego e enviar para programas de afiliados. Vou partilhar 5 dicas essenciais para quem, como eu, começa agora a criar anúncios no Facebook.



O nosso sucesso no Facebook mede-se em termos de ROI – Return On Investment. É certo que somos obrigados a gastar algum dinheiro nos anúncios, o nosso objectivo éganhar o máximo de euros por cada euro que lá depositamos. E depois de termos um ROI positivo, investir tudo o que podemos, ou como diz o outro, colocar a carne toda no assador.

Outra medida que está directamente relacionada com o ROI é o
 CTR – a taxa de cliques. Se conseguirmos criar anúncios com um CTR elevado, isso vai ter dois efeitos. Por um lado o Facebook dá mais tempo de antena ao anúncio e por outro os cliques baixam de preço (CPC). Portanto as 5 dicas que se seguem estão relacionadas com atingir um bom CTR, baixar o CPC e aumentar o ROI. Se conseguirmos, estamos a ganhar dinheiro!


1 – Imagens com qualidade

Provavelmente o elemento mais importante para subir o CTR é a imagem do nosso anúncio. Não se limitem a pegar na imagem do produto que estão a vender, tal e qual como está na web. Peguem nessa imagem e façam um crop ao mais importante, numa proporção de 110×80. Depois reduzam para 100×80 pixels, possivelmente apliquem um sharpen, e gravem com a melhor qualidade possível. O fundo do Facebook é branco, usem cores que contrastem. Podem sempre experimentar formatos diferentes e analisar os resultados, mas no geral este é o que se adapta melhor aos anúncios que vamos criar.

2 – Indiquem o preço no texto

Indicar o preço do produto que estão a promover no texto, ou mesmo no título do anúncio, não vai aumentar o vosso CTR. Mas poderá aumentar o ROI, porque apesar de haver menos pessoas a clicar no anúncio, já vão preparadas para gastar dinheiro. Se o vosso orçamento é reduzido e querem tirar o máximo retorno de cada clique, coloquem o preço no anúncio.

3 – Escolham o público alvo

Com o Facebook podemos escolher quem vai ver o nosso anúncio. Desde o país, sexo e idade, até aos gostos pessoais de cada pessoa. O Facebook permite filtrar bastante o público alvo, e assim aumentar radicalmente o CTR e as vendas. Comecem por vender produtos de um nicho de mercado a pessoas que demonstraram interesse nesse nicho. É certo que podem vender toques de telemóvel a toda a gente, mas também podem vender toques de telemóvel da Madonna apenas fãs da Madonna.

4 – CPM ou CPC?

Quando criamos um anúncio podemos pagar por visualizações (CPM) ou por cliques (CPC) nesse anúncio. O nosso objectivo é sempre obter os cliques mais baratos. Ao fazermos uma oferta CPC sabemos sempre qual é o preço máximo que vamos pagar por clique. Por outro lado, se usarmos a hipótese CPM, o CTR do nosso anúncio vai ser decisivo. Ou seja, quanto mais cliques gerar o anúncio em cada 1000 visualizações, mais barato fica cada clique. O ideal é testar ambos os métodos e cancelar o que tiver o CPC mais elevado.

5 – Variações dos anúncios

Como já perceberam há muitas variáveis em jogo para obter o maior lucro possível com os anúncios no Facebook. O que devem fazer é criar muitas cópias de cada anúncio, com ligeiras diferenças. Testem diferentes imagens com o mesmo texto, diferentes títulos com a mesma imagem, com ou sem preço, CPM ou CPC, diferentes “landing pages” e tudo o que se conseguirem lembrar. Depois mantenham os que resultarem no maior ROI e cancelem os outros.
Estejam à vontade para acrescentar mais conselhos e opiniões!

 
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