MELHOR FRANQUIA DO ANO
HERING STORE A rede, que também venceu na categoria Vestuário, Calçados e Acessórios, combinou suas franquias em shoppings e ruas com lojas próprias e multimarcas. As vendas chegaram a R$ 1,2 bilhão em 2011, resultado 33,3% maior do que em 2010.
Ronaldo Loos, diretor comercial da Hering, rede que ganhou o prêmio de Melhor Franquia do Ano |
Alimentação
Griletto
Com foco na expansão em cidades pequenas, a rede cresceu 40% em faturamento e em unidades em 2011, chegando a 72 lojas e receita de R$ 88,4 milhões.
Cafeteria e Confeitaria
Megamatte
A rede aumentou em 29% o faturamento e conquistou o bicampeonato na categoria. Em 2011, a Megamatte inaugurou 16 lojas e um programa de eficiência energética.
Casa, Decoração e Presentes
Multicoisas A rede se destaca pelo processo de seleção e formação de franqueados, que inclui uma universidade. O faturamento cresceu 34% em 2011.
Cosméticos, Perfumaria e Farmácia
O Boticário A maior rede de franquias do país abriu lojas em 40 novas cidades. Em 2011, a rede faturou R$ 5,5 bilhões em suas 3.260 lojas, uma expansão de 19% em relação a 2010.
Ensino de Idiomas
Fisk
O número de alunos da nova classe média aumenta 20% ao ano na rede, que fechou 2011 com 1.031 unidades e faturamento 15% superior ao de 2010.
Lazer
Livraria Nobel A rede atua em shoppings e cidades com mais de 50 mil habitantes e atrai pequenos leitores. No ano passado, faturou R$ 170 milhões.
Saúde e Bem-estar
Sorridents Com bom atendimento à classe C, a rede cresceu 23% no ano passado e conta com 136 unidades em 16 estados. Mais 48 clínicas já estão negociadas.
Serviços de Limpeza e Conservação
5àSec A rede de lavanderias aposta em ferramentas de gestão e um centro de treinamento próprio para manter a expansão. Em 2011, seu faturamento cresceu 18%.
Serviços gerais
iGUi Mais cautelosa na internacionalização, a rede ampliou as franquias de lojas e fábricas de piscinas no Brasil. O faturamento cresceu 17% em 2011.
Treinamento e cursos
Cebrac
Com a demanda da nova classe média, que busca conhecimento e qualificação, a rede viu sua receita crescer 40% em 2011, chegando a R$ 78,5 milhões.
Veículos
Localiza Rent a Car
As ações da Localiza valorizaram 777% em sete anos, superior à média do mercado. No ano passado, foram abertas 34 lojas.
Emergente
On Byte
Com um método de ensino inovador e uma ampla grade de cursos, a On Byte abriu 33 unidades em dois anos e atende um total de 14 mil alunos.
Microfranquia
Kumon
A rede elevou a qualidade de ensino e cresceu 15,7% em faturamento em 2011. Atualmente, são 1.565 unidades e 140 mil alunos no Brasil.
Fonte: PEGN